Das árvores que representam o nordeste brasileiro, cito a carnaubeira (Copernicia prunifera), também chamada popularmente de carnaúba. É uma palmeira da família Arecaceae. Seu fruto, que se chama carnaúba, não é comercial, tampouco muito utilizado. Porém, lembro-me de quando o comia, na infância. Muito caroço, pouca polpa, mas quantidade suficiente para a degustação, se maduro, claro. Diria gostoso, embora deixe fibras enganchadas entre os dentes.
Planta muito adaptada ao semiárido, sempre teve diferentes usos. Suas folhas e seus talos servem a múltiplos artesanatos, além de servir também como telhado de casas simples, as antigas casas de taipa, choupanas e tal. Sua cera sempre foi importantíssima, inclusive, no passado, era com ela se prensava discos fonográficos, os famosos discos de cera. Seu caule se presta para caibros e linhas na construção de casas. E por aí vai.
Para além daquilo que á mais prático, destaco uma característica que não é produto de compra e venda e que não preço: o agradável som de suas folhas quando o vento passa. Pode-se dizer que chega a ser algo que acalma a nossa alma. Havendo silêncio suficiente, para que se possa escutar este natural som, percebe-se isto, o "chuá- chuá" das folhas ao vento. Que maravilha!
......................................................
Pequeno, mas possível. E suficiente. Mínimo, humilde, adequado. Este bloguinho de nome curioso - Só Um Transeunte -, o qual se quer simples e de bom uso, é administrado por Webston Moura, que é Tecnólogo de Frutos Tropicais, cronista e poeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, transeunte! Quer deixar um recado?